Para conciliar esses dois desejos, é possível criar atividades que podem ser realizadas em casa. No entanto, é importante ressaltar que começar um negócio em casa não significa menos esforço. “Existem critérios de planejamento que se aplicam a todos os tipos de negócios.
Você precisa ter um bom entendimento do que faz, conhecer seu público-alvo e concorrentes, controlar os custos e estar atento às obrigações fiscais”, alerta Ricardo Robson Gomes, analista do Sebrae-DF.
Outros cuidados importantes para quem está pensando em começar um negócio em casa incluem ser capaz de separar trabalho e atividades pessoais, ter um emprego adequado, criar uma rotina, administrar bem o tempo e estabelecer metas e prazos.
“Você também precisa conversar muito com pessoas na mesma situação e trocar experiências, porque trabalhar em casa pode ser muito solitário”, diz Gomes. “Uma dica para ver e interagir com as pessoas é usar ocasionalmente um espaço colaborativo, como trabalhar em uma cafeteria, por exemplo.”
Tipos de atividades domésticas
Antes de começar a administrar um negócio em casa, lembre-se de que, é claro, nem todos os tipos de negócios podem ser administrados internamente. “Algumas atividades são muito complexas para se desenvolver em uma residência, principalmente aquelas que atraem o público. Esse tipo de movimento afeta o cômodo em que você mora, além de ignorar as regras do prédio e do apartamento, explica o analista do Sebrae-DF.
Portanto, comece pensando nos tipos de investimentos que têm pouco impacto físico na sua casa e não exigem que as pessoas visitem o local. “O ideal é que sua empresa forneça um serviço ou produto ao cliente”, diz Gomes.
Considere também o espaço físico disponível em sua casa. Por exemplo, você deseja abrir uma loja virtual totalmente habitável em sua casa. No entanto, toda loja precisa de estoque, então veja se você pode estocar o tipo de produto que deseja vender lá.
“Por conta da pandemia, o segmento de delivery de comida, por meio de aplicativos de delivery, tem sido a escolha de muitas pessoas que iniciaram um negócio em casa. Desde aquelas que fazem caixas de comida até aquelas que focam em nichos específicos, são negócios que tendem a ter um público cativo. e é possível fazer em casa, diz o analista.
Vamos analisar 10 ideias de negócios para começar em casa
A empresa que produz refeição congelada
Eles são simples, práticos, acessíveis e têm um baixo limiar de entrada. Geralmente são compostos por produtos clássicos como arroz, feijão, farofa, clara de ovo e salada. “Apesar da concorrência acirrada, as pessoas sempre vão tentar coisas novas, então o empreendedor deve agregar valor e diferencial”, disse o analista Gomes. Lembre-se que os empreendedores podem solicitar ajuda do Sebrae para planejar seus negócios.
O negócio de alimentos congelados
Mais um estilo de treino, as refeições congeladas caseiras estão ganhando força e vão agradar um público que tem uma rotina agitada, mas preza pela saúde e qualidade de vida. Vale também investir em nichos, como aqueles com restrições alimentares, ou seja, pessoas que não podem consumir glúten, açúcar e lactose, por exemplo. Trabalhar exclusivamente com produtos orgânicos e veganos é mais uma oportunidade de segmentação de negócios.
Uma empresa que produz kits de montagem
Bolos decorados, tortas, doces, salgadinhos e salgadinhos – essa harmonização clássica que você tem para qualquer festa pode ser uma boa alternativa para levar para casa. Você pode usar os aplicativos de entrega, fazer você mesmo a entrega ou pedir para alguém retirar seu pedido no site. Além disso, bolos simples, como os da “avó”, que são servidos com café, também fazem sucesso.
Uma empresa que produz pães e massas artesanais
A fermentação natural está na moda e atrai um público que aprecia o pão artesanal. A massa caseira fresca e recheada também agrada a todos. – São produtos de valor agregado ligados ao consumo emocional, diz o consultor Sebrae.
Churrasco (espetos) e sanduíches
Se você mora em uma rua movimentada, pode optar pelo segmento de fast food no início da noite. “Atrai grupos-alvo que, por exemplo, deixam seus empregos ou vão para a universidade”, diz Gomes. “Se alguém senta na frente da casa, como uma garagem, pode vender churrasco e sanduíches para os transeuntes”.
Compre e venda online
As vendas pela internet aumentaram com a pandemia. Com a tecnologia disponível hoje, você pode vender praticamente tudo o que quiser online, seja por meio de mídias sociais, marketplaces ou sua própria loja online. E tudo é organizado a partir de casa.
Uma empresa que oferece serviços online
Se você tem um histórico que permite oferecer serviços online, como contabilidade, design, comunicação, marketing, psicologia, pode abrir seu negócio focando nesse nicho. Por exemplo, ferramentas de videoconferência cada vez mais populares permitem que você se encontre com clientes de qualquer lugar e forneça trabalhos e serviços pela Internet.
Aulas on-line
Os educadores podem oferecer cursos online para uma ampla variedade de públicos, desde idiomas até sessões de tutorial. Você pode criar grupos com alunos ou ensinar individualmente. Você também pode optar por vender aulas ao vivo ou gravadas.
Empresa de serviços públicos local
Muitas empresas estão sediadas na casa do empresário, mas prestam serviços onde o cliente precisa. É o caso, por exemplo, de empresas de catering, coffee breaks ou empresas de limpeza. O empresário geralmente administra o negócio e contrata funcionários para prestar o serviço em outro lugar.
Microfranquias individuais
Você sabia que pode ter uma microfranquia em sua casa? Os microfornecedores são como franqueados normais: a diferença é que têm custos menores: o investimento inicial total pode chegar a R$ 100 mil.
“Eles estão sujeitos à mesma lei que os afiliados tradicionais. O franqueador deve apresentar uma circular de ofertas (COF) e tem uma série de obrigações para ambas as partes envolvidas”, disse Adriana Auriemo, diretora de Microfranquias e Novos Formatos da Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Nem todos os microfranqueados trabalham internamente, mas muitos têm franqueados como modelo de negócios baseado em casa. “A microfranquia doméstica já foi solicitada e, com a pandemia, essa demanda aumentou. Além do menor investimento inicial, quando você trabalha em casa os custos caem porque não há custos de aluguel, reforma e gestão do espaço para o ponto físico”, explica Auriemo. a partir de.
Um dos segmentos mais comuns de microfranquias domésticas são negócios de marketing digital, empresas de consultoria, serviços de consultoria, serviços de limpeza, atendimento a idosos, seguros, contabilidade e auditoria.
“Trabalhar em casa não significa trabalhar menos. Alguns trabalham ainda mais. Antes de escolher uma microfranquia é importante entender a rotina do franqueado, conversar com quem já está online e entender o que esperar nessa nova rotina, quando você se torna um franqueado e inicia um negócio com uma marca que já foi experimentada e estabelecido, com todo o suporte necessário”, resume o diretor da ABF.
Fonte retirada: revistapegn.globo.com